domingo, 10 de abril de 2011

Jornada 3 Américas-(Brasil - Ushuaia - Alasca - Brasil em 200 dias, 60.000km)

Apresentação e partida Depois de alguns anos sonhando, vários meses de planejamento, trâmites e mudanças na data inicial da partida, na manhã chuvosa do dia 15.03.2011, Policarpo Jr (38 anos - foto ao lado), paulistano, partiu sem pressa da pacata cidade de Praia Grande/SP na baixada santista para o início da realização do seu sonho; a Jornada 3 Américas, uma viagem de motocicleta entre os pólos das Américas (Brasil - Ushuaia - Alasca - Brasil). Acompanhe aqui, o diário de viagem que será feito periodicamente, durante os 200 dias previstos para a duração da viagem que começou hoje (15.03.2011). Na primeira fase da Jornada 3 Américas que engloba o trajeto do mapa abaixo, Policarpo Jr está solo (acompanhado do Criador). Encontrará aproximadamente daqui a 40 dias com o amigo e parceiro Gaspar (56 anos), na cidade de Antofagasta (norte do Chile) e seguirão juntos rumo ao Alasca, retornando para o Brasil.


Costa Rica é o país mais verde que já conheci até agora











Seguro SOAT, obrigatório desde janeiro/2011

A partir de janeiro/2011 entrou em vigor uma nova lei que exige o seguro SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) para os estraNgeiros transitarem com seus veículos nos países da América do Sul, fora o Mercosul (onde já existe o Seguro Carta Verde).

Isto é, por exemplo, se você está planejando motoviagem para Machu Picchu, precisa tirar tal seguro. O seguro é barato (menos que U$ 20) e válido por 30 dias ou por mais tempo, caso precise (mais caro).

A Polícia das aduanas de entrada no Peru (e também no Equador, Colômbia e Venezuela) irão te solicitar esse seguro. Nos próprios países é possível tirá-los, mas não na aduana.

Ao fazer essa matéria, não verificamos se as seguradoras do Brasil estão fazendo esse seguro. Vale você procurar saber.

Caso vá para esses países sem o seguro, ou será obrigado a tirá-lo ou terá problemas com os policiais.

Fonte: Por Policarpo Jr - RockRiders.com.br

Diarreia em motoviagens internacionais

Quando uma pessoa viaja dum país para outro, sobretudo se a mudança implica grandes diferenças climáticas, altitudes, sociais ou sanitárias é frequente aparecer diarreia nos 2 - 10 dias iniciais. As causas da Diarreia dos Viajantes são múltiplas: bactérias, vírus, protozoários mas, parece que a bactéria Eschericia coli está implicada em mais de 80% dos casos.

Consumir bebidas engarrafadas ou enlatadas industrialmente. Refrigerantes, cervejas e vinhos são geralmente seguros.

. Não beber água mineral, refrigerantes ou cerveja directamente de latas ou garrafas, sem as lavar adequadamente. Utilizar palhinha de plástico ou copo limpo.

. Café e chá preparados com água fervida e bebidos ainda quentes não constituem risco.

. Comer alimentos cozidos ou fervidos, preparados na hora do consumo.

. Utilizar água mineral gasosa engarrafada industrialmente, que em geral tem menor risco de transmissão de doenças. Quando isso não for possível, beber água clorada ou fervida. Existem comprimidos contendo diversas concentrações de cloro que podem ser adquiridos nas casas de desporto, nas farmácias e nos aeroportos. Observar atentamente as instruções dos fabricantes em relação à concentração adequada para diferentes volumes e finalidades de utilização da água .

Não consumir alimentos mal cozidos preparados à base de ovos (como maionese caseira), molhos, sobremesas tipo mousse, sumos, sorvetes e gelo.

Evitar o consumo de leite não pasteurizado e de bebidas não engarrafadas industrialmente.

Evitar legumes e frutas cruas que não possam ser descascados ou desinfectados no momento do consumo. Os legumes são facilmente contaminados e difíceis de serem lavados adequadamente.

Não consumir bebidas, sumos, sorvetes, gelo ou qualquer tipo alimento adquirido com vendedores ambulantes.

Utilizar água tratada (ou mineral) para escovar os dentes.

A prevenção com antibióticos, é eficaz, mas não deve ser rotineira por causa dos efeitos secundários dos antibióticos, das resistências bacterianas e da falsa segurança que podem proporcionar. Um comprimido por dia de Norfloxacina 400 mg ou ciprofloxacina 500 mg ou Trimetroprim-sulfametoxazol 160/800 mg são regimes eficazes mas, o ideal, é não tomar antibióticos.

Tratamento:

A Diarreia do Viajantes é na maior parte dos casos uma situação auto-limitada que evolui para a cura em 2- 5 dias. Devem observar-se as normas defendidas no tratamento da diarreia aguda. Os antibióticos só estão indicados em casos esporádicos.
Se uma diarreia incomodativa aparece durante a viagem tomar Loperamida (imodium) - 2 comprimidos inicialmente - e um comprimido depois de cada dejecção de fezes moles, até 6 comprimidos por dia. Uma dose única de Ciprofloxacina 750 mg cura a maior parte das diarreias dos viajantes. Se a diarreia for mais grave e com sangue devemos procurar assistência médica.

Fonte: Site gastroalgarve.com


























































































fonte http://www.rockriders.com.br/ *Por Polcarpo Jr - RockRiders.com.br