domingo, 16 de setembro de 2012

Travessia em motoviagens da Colômbia para o Panamá


Existem três formas de se realizar a travessia da Colômbia para o Panamá, sendo duas delas mais seguras e uma delas (por terra), não recomendada!


V-Strom 650cc de um motociclista brasileiro sendo transportada de
Bogotá para o Panamá
Motociclistas que desejam realizar motoviagens entre a América do Sul para a América Central, passando da Colômbia para o Panamá, tem três formas de fazê-lo. Seguem as informações:

A mais segura e rápida - Aérea (vôo cargueiro leva 1h15m)

Você pode fazê-la via cidade de Cali ou Bogotá, com destino para a cidade do Panamá. Via Cali não temos informações, via Bogotá segue:
Empresa: Air Cargo Pack
Site: www.aircargopack.com 
Telefone: (57-1) 4138232
Responsável: Procure falar com o John David, é filho do proprietário da empresa
Endereço: Avenida El Dorado 103-22, portão 2 do terminal de cargas - Bogotá/CO
Custos:

- Em torno de U$ 800 o transporte da moto (depende do peso da mesma)
- Você tem o opcional de fazer a viagem no mesmo avião de carga que vai a moto. Mas já adiantamos que não é nada confortável. Se puder vá de vôo comercial normal. A Air Cargo Pack cobrará mais U$ 150 para sua passagem, um vôo comercial normal sai por volta de U$ 400 (Bogotá-Panamá).

IMPORTANTE: PARA OBTER EXATAMENTE OS CUSTOS ACIMA É PRECISO VOCÊ DIZER QUE FOI INDICADO POR UM MOTOCICLISTA BRASILEIRO QUE REALIZOU TAL VÔO. Caso contrário, tenha 
certeza que pagará mais caro.
Você ainda terá os seguintes custos envolvidos:

- U$ 36 de "impostos" que serão pagos no aeroporto de Bogotá (El Dorado Internacional)
- U$ 27 na retirada da sua moto no setor de cargas da companhia Air Cargo Pack na cidade do Panamá.

É preciso que você vá normalmente na aduana de migração para dar saída da Colômbia no aeroporto desse país, assim como na chegada ao Panamá, dar a sua entrada também no aeroporto.

A empresa Air Cargo Pack te colocará a disposição um despachante que já está habituado com todos os trâmites aduaneiros.
Outras informações importantes:
- O tanque da sua moto terá quase toda a gasolina retirada (obrigatório); 
- Todas as suas bagagens e moto será 100% revistada pela polícia no aeroporto de Bogotá; 
- Fique atento a maneira como sua moto será amarrada para ser transportada no avião, passei por uma experiência onde não me ative a esse detalhe e minha moto caiu no avião; 
- Você gastará um dia inteiro com os trâmites e espera da partida do vôo (caso também vá no avião cargueiro) em Bogotá e aproximadamente 1 hora ou mais de trâmites para retirada da sua moto no Panamá.








A segunda forma é você realizar a travessia via barco, através da cidade de Cartagena (norte da Colômbia). Os custos são os mesmos, mas a travessia leva de 3 a 4 dias e não temos informações sobre o processo.

A terceira forma é ir por terra, mas não é nada aconselhável (pouca segurança e muito perigoso), por se tratar de um trecho de 800km de terra (sem asfalto, posto de gasolina, com comunidades indígenas e região perigosa devido ao tráfico de drogas). Sabemos de alguns casos de motociclistas que tentaram realizar o trecho via terrestre, mas, infelizmente desistiram e alguns tiveram sérios problemas, tendo inclusive que "desistir" das motos e deixá-las no local, abortando a viagem e perdendo o bem material.


Fonte: Informações por Policarpo Jr (40 anos) que em junho/2011 realizou a sua travessia e da moto V-Strom 650cc. Colaborou com informações o motociclista Gaspar (57 anos) de Botucatu/SP.


 http://www.rockriders.com.br/Default.aspx?pagina_capa=Detalhe_dicas.aspx&tipo=17&id=2149

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto Machu Picchu.


PROJETO

O roteiro desta Expedição prevê visitação a 04 países sul-americanos, promovendo intercâmbio com a população e explorando suas curiosidades.
São eles:  Argentina, Chile, Peru e Bolívia.

Principais cidades e atrações histórico-culturais que serão visitadas: 


Deserto do Atacama 
Vale da Lua  
Antofagasta 
Iquique 
Arica 
Lago Titicaca 
Copacabana 
Cuzco 
Cordilheira dos Andes   

















Partida p/ Expedição: 02/Janeiro/2013 rumo a Cidade de Assis Brasil (Acre), Cuzco, Machu Picchu, Lago Titicaca, Iquique,  Arica,  Antofagasta, San Pedro do Atacama, Jujuy, Salta, Resistencia, Corrientes, Foz do Iguaçu, Goiania
Duração da viagem: 30 dias 

KM estimada: 13.000 

Variação de altitude: do nível do mar a 4.800m


sábado, 1 de setembro de 2012

Documentos Necessários - Viagem ao Atacama

              Existe uma série de informações contraditórias sobre quais são os documentos que realmente são necessários para se viajar de moto para o Deserto do Atacama.

             Tudo depende muito de qual o trajeto que vai escolher, no nosso caso nossa saída será por Foz do Iguaçu, cruzando a Argentina até São Pedro do Atacama!
           
             Vamos ao que interessa....



DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA VIAJAR A ARGENTINA

Para visitar a Argentina é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições. Esse documento deve ser mantido em segurança para evitar possíveis contratempos.

São os seguintes os documentos de viagem que habilitam os cidadãos brasileiros a ingressarem na Argentina na condição de turista:

- PASSAPORTE ou

- CÉDULA DE IDENTIDADE CIVIL emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.

                       As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, é imprescindível que estejam em boas condições e a foto permita claramente a identificação do titular.


Não são aceitos como documento de viagem :

- Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade)

- Qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil (ex: carteira de motorista, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados, que não os órgãos de identificação das polícias civis dos Estados.
______________________________________________________________________
IMPORTANTE:
                        Não esta no site do Consulado, mas é prática usual que se for apresentar a Carteira de Identidade a mesma deve ter sido emitida em menos de 05 Anos.
                        Outra coisa importante e que se for apresentar a Carteira de Identidade, é possível que queiram que você preencha alguns formulários, isto eu recebi de dica de um fórum, por via das dúvidas levarei o passaporte.
______________________________________________________________________
DICA:
                        Lembre-se isto é para Argentina, Chile é outra conversa, Não quer ter problema, leve o Passaporte, veja como tirar o seu ou renovar:
______________________________________________________________________

                           CARTA VERDE
Capítulo a parte, pois na Legislação Argentina, segundo relatos, procurei e também não encontrei, NÃO existe exigência de Carta verde para Motocicletas abaixo de 250cc, somente para carros, mas os Policiais entendem que é obrigatória SIM para todas as motos...
Por via das dúvidas vamos sair daqui com o documento pronto, ou compramos a guia na fronteira, mesmo sabendo q em caso de acidente, talvez não tenhamos cobertura nenhuma.

                            DOCUMENTO DA MOTO
Deve estar em nome do proprietário, se houver financiamento será necessário pegar uma autorização do Banco onde deve contar os países que esta liberado a atravessar e em que período, vide texto abaixo:
CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos): é o documento de porte obrigatório dos veículos no Brasil. Se a moto estiver alienada ou em nome de pessoa jurídica, é obrigatório levar uma autorização no nome do condutor, emitida pela financeira, com data de início e término da viagem e para quais países ela tem validade. Precisa ser autenticada em cartório. Em alguns sites, é mencionada a necessidade de legalização dessa autorização no consulado. Se o veículo estiver financiado, só com a observação no CRVL, não é necessária a autorização, uma vez que ele está em seu nome. Observe também a obrigatoriedade daquele canhoto relativo ao seguro obrigatório

                           HABILITAÇAO
CNH (Carteira Nacional de Habilitação): existe um acordo com os países do MERCOSUL que torna válida a CNH em todos eles. Porém, em alguns relatos de motociclistas que já fizeram viagens para Argentina e Chile, foi exigida a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para evitar problemas, tire sua PID e sempre que solicitado apresente-a.
______________________________________________________________________
IMPORTANTE:
Então pelo sim ou pelo não, todo mundo com a Permissão Internacional , informações no site do Detran-PR




5 .  CARTEIRA INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

                          A situação aqui é a seguinte, para o Chile não há exigência de nenhum tipo de vacina, mas para a Argentina tem.

                          É necessário tomar vacina contra a febre amarela em qualquer posto de saúde, depois tem que entrar no site da Anvisa, fazer um pré cadastro.

                          Pré cadastro realizado é preciso ir em um posto da Anvisa, geralmente localizado nos aeroportos para conseguir a carteirinha internacional de vacinação.

                           Segue o link do site da Avisa para maiores informações

                          http://www.anvisa.gov.br/viajante/

______________________________________________________________________



Bom amigos espero estar ajudando os futuros viajantes, estou tentando deixar o mais didático possível, incluindo os links dos sites de onde obtive as informações, a grande maioria são de Órgãos Oficiais.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica, contribua com nosso blog, para podermos orientar cada vez melhor nossos amigos de estrada!!!

Forte abraço a Todos

Sandrao