sábado, 27 de março de 2010

Viagem pela America do Sul 2010



Um mesmo sonho, um mesmo objetivo


http://www.trilheirosonline.com/chile/


Em 2008, após ter voltado de uma longa viagem de 9 mil km de moto pelo Brasil, surgiu a idéia de fazer uma viagem para o exterior. Alguns planos foram feitos, mas oportunidades não aconteceram, era preciso preparar-se mais, amadurecer a idéia, obter experiência com outros amigos que já tinham feito essa aventura e, agora em 2010 o sonho começa a tornar-se realidade.

Primeiro veio a confirmação do meu irmão Cristiano, que morando em Cuiabá MT, comprou sua XT660 e avisou: Eu também vou!

Em seguida, Paulo Rocha também de Cuiabá e velho companheiro de trilhas e estradas também confirmou presença, ele e sua inseparável XT600 que já conhece muita estrada.

Aqui pelo lado de Goiânia, o amigo Jairo vendo a movimentação levantou a bandeira e adentrou ao grupo.

Alguns meses se passaram, os preparativos já estavam acontecendo, o roteiro também já traçado, quando surge mais um companheiro pronto para encarar a viagem. Maurão de Goiânia também confirma presença e assim fechamos o grupo que ira percorrer os 10 mil quilômetros pela América do Sul, entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Dentro do que esta planejado, dia 28 de fevereiro, domingo às 06 horas da manha começa essa aventura, onde sairemos em 03 motos aqui de Goiânia GO e duas motos saem de Cuiabá MT, nos encontrando dois dias depois em Foz do Iguaçu PR e no dia seguinte entramos na Argentina.

Mas não estamos sozinhos, na garupa esta a minha esposa Magali e na garupa do Mauro, a sua esposa Kelly. Elas nos acompanham na primeira etapa da viagem até Santiago do Chile, depois retornam de avião.

Em seguida nós cinco continuaremos viagem, retornando pelo Deserto do Atacama, região onde percorreremos trechos acima de 4.200 metros de altitude e clima extremamente arido. Sem duvida, uma viagem para se tirar muita foto, fazer vários vídeos e guardar na lembrança por toda a vida.

E para os amigos e familiares que irão acompanhar nossa viagem, iremos estar postando as noticias e fotos da aventura através dessa pagina.

É isso amigos, espero que todos que visitarem o site e acompanharem a aventura, curtam as histórias e imagens que estaremos enviando pela internet.

Um grande abraço a todos e que Deus nos guie por todas as estradas onde passarmos.

Alcioni Fritz


15º Dia - 14/03/2010

Bom pessoal, para a maioria dos integrantes dessa viagem é hora de voltar para casa.

Ontem, dia 14 de março, o Jairo e o Mauro iniciaram o seu retorno para Goiânia, onde hoje confirmei a chegada deles em casa. A bateria da moto do Mauro arriou e foi preciso trocá-la em São Jose do Rio Preto. Mas nada que complicasse o retorno.


Eu e a Maga iremos acompanhar o Cristiano e o Rocha para Cuiabá MT, onde iremos ficar alguns dias com a nosso família. Serão ainda 1.400 km de estrada e depois mais 900 km até Goiânia.

Assim, hoje estamos terminando o relato dessa viagem que reuniu 07 pessoas em 05 motos, que foram atrás de um velho objetivo, que era chegar até o Chile.


Uma viagem que ira ficar guardada para sempre na memória.


Daqui a alguns dias irei postar todas as fotos nesse site e o relato completo da viagem.


Um grande abraço a todos e fiquem com mais um vídeo gravado on-board na moto, que mostra a parte por onde passamos pelas Salinas no Deserto, a chegada no Pacifico e a chegada no nosso objetivo final que foi a

Mão do Deserto.


Obrigado a todos que acompanharam e torceram pelo sucesso da nossa viagem. Valeu.



Alcioni Fritz


12º e 13º Dia - 11 e 12/03/2010

"Muita Aventura para Contar"

Estamos de volta ao território Brasileiro, na cidade de Foz do Iguaçu, onde chegamos ontem ao final da tarde.

Foram dois dias de muita estrada, sendo que rodamos 850km no dia 11 entre Susques a Corrientes na Argentina. Vamos dizer que é a parte mais "chata" da viagem e a mais cansativa. Praticamente é uma reta só. Os pneus chegam a ficar literalmente quadrados por gastarem somente no meio. Temos que abrir um parenteses para o pneu modelo Anake 2 da Michelan, por ter dois compostos diferentes, ele se comportou muito bem nesse tipo de trecho e o desgaste foi mínimo. Não existe praticamente nada no meio do caminho, apenas um municipio e algumas vilas. Porém há muitos animais soltos na estrada e o cuidado tem que ser redobrado. Nosso almoço foi feito em um "Comedor"(restaurante como é chamado na Argentina) que praticamente nem passariamos na frente se fosse no Brasil, a coisa era muito feia. Mas no fim tudo deu certo e a comida até que estava boa.

Ontem fizemos Corrientes a Foz, foram mais 650 km. Aqui muitas curvas em uma região muito bonita, rodeada de arvores e alguns lagos.

Hoje ficaremos em Foz. A partir de amanha o Jairo e o Mauro retornam para Goiânia. Eu, minha esposa, o Cris e o Rocha seguiremos para o Mato Grosso, que ainda é muito chão!

Pessoal, estamos todos bem e mandamos um grande abraço a todos.

Alcioni Fritz.




8º Dia - 7/03/2010

Hoje foi um dia de percurso curto, porém mais uma vez pudemos ficar encantados com o Deserto do Atacama, que a cada quilometro nos mostra uma novidade e surpresas com a paisagem sempre em mudança.

O que não muda é a qualidade do asfalto, que é simplesmente perfeito, nem se quer remendos existem. Em pleno deserto a qualidade do asfalto é muito melhor que rodovias importantíssimas no Brasil, como exemplo a Dutra.

No entanto, uma coisa triste que sempre vemos por aqui, são as cruzes colocadas ao longo da estrada, sempre acompanhadas de algum objeto pertencente ao veiculo que aí se acidentará. São muitas mesmo. Apesar da excelente condição das estradas, os trechos são extremamente sinuosos e perigosos. Qualquer abuso ou falha mecânica pode resultar em um grave acidente, o qual infelizmente já presenciamos alguns.

Mas deixando esse assunto de lado, hoje saímos ao meio dia de São Pedro do Atacama e rodamos 100km até Calama. Também em meio ao deserto, é uma cidade bastante agradável e com boa estrutura, ficando a 2.800 metros acima do nível do mar. O clima é bem ameno, as 14 horas o termômetro marcava 19 graus. A noite cai bastante.

A cidade possui shopping, cassino e bons hotéis, inclusive o qual estamos hospedados é o melhor que ficamos até agora. Chama-se Águas do Deserto.

Mas por falar em frio, hoje as 4 da manha a galera foi conhecer os Gêisers e nos mais de 4 mil metros de altitude o deserto estava com "dois graus negativos".

A caminho de Calama pegamos rajadas de vendo que literalmente tiravam as motos da estrada. Foi preciso diminuir a velocidade para manter um trajeto com segurança.

Ao chegarmos em Calama, vendo várias dunas de areia que circundam a cidade, não resistimos ao "espírito de trilheiros". Eu, o Cris e o Rocha colocamos as motos para subir os morros, isso com mala e tudo. Muito doido, mas divertido.

Um item interessante do Atacama é a umidade relativa do ar, que aqui fica na casa dos 12 a 14%, a menor de todo o mundo. Não existe chuva e com o frio, a pele resseca e queima com facilidade. Cremes e protetor solar tem que ser utilizado com constância, principalmente na boca e no rosto.

Amanha iremos deixar nossas malas aqui mesmo no hotel e iremos logo pela manha descer 200 km em direção ao Oceano Pacífico, na cidade de Antofogasta. Lá pretendemos chegar no nosso ponto mais distante da viagem, visitando a mão do deserto ou "Mão de Deus" como é conhecido o local.

No retorno precisamos trocar o óleo das motos e fazermos o reparo no suporte da "bolha" da moto do Cristiano. Será necessário aplicar uma solda, mas nada complicado.

Voltaremos dormir aqui em Calama para no dia seguinte iniciarmos nossa volta, a qual ficou definida que será pelo mesmo caminho da vinda

Confirmamos e realmente esta faltando combustível em vários postos no Chile. Com o racionamento, em algumas regiões apenas moradores locais estão recebendo 10 litros por carro.

Bom pessoal, por aqui esta tudo bem, um grande abraço a todos.

Alcioni Fritz