terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Paso de Jama - Estrada em pleno deserto de Atacama

Paso de Jama - Estrada em pleno deserto de Atacama


Paso de Jama é uma linda estrada totalmente asfaltada que cruza a fronteira do noroeste da Argentina com o Chile, saindo da Argentina ao cruzar os 160km da estrada, chega-se na cidade de San Pedro de Atacama (veja aqui matéria a respeito dessa cidade).


30km antes do Paso de Jama entrando pela Argentina.

Entre a Argentina e o Chile, existem diversos "Pasos", caminhos para se cruzar. O Paso de Jama é o mais utilizado por motociclistas de viagem, porque é o mais simples de se fazer, uma vez que a estrada é toda asfaltada, diferente de outros pasos mais "adventures", onde se tem as famosas pistas de rípios (terra batida) e com buracos... como, por exemplo, o Paso Sico. Se você consultar mapas da Argentina com o Chile, na parte noroeste verá indicação desses "Pasos".

O Paso de Jama é perfeito e maravilhoso. Durante os 160km do seu percurso, a impressão que temos é que estamos em outro planeta. Os motivos são simples, cruzamos um trecho especial do Deserto de Atacama, subindo as Cordilheiras dos Andes a 4700 metros de altura, com paisagens com vulcões, montanhas gigantes e um horizonte que só mesmo lá existe na Terra. A natureza desse lugar, seu clima e condições geográficas são 100% peculiares. Chegar em San Pedro de Atacama pelo Paso de Jama descendo uma reta com mais de 55km que passa ao lado do vulcão Lincancabur (5916m) é um tanto emocionante!


Algumas características ao se rodar no Paso de Jama:

- Por lá é muito frio depois das 16hs, não é aconselhável sair de San Pedro de Atacama (se fizer o trajeto Chile - Argentina) ou da Aduana Argentina (se fizer o trajeto Argentina - Chile) depois das 14:30hs.

- Devido a altitude do local, a maioria das motos perde performance, não conseguindo acelerar forte. Motos carburadas sofrem mais.

- Durante o percurso tem muito vento; constantes e rajadas. Basta pilotar com atenção.

- Não há nenhum problema de abastecimento no local. Existem postos de gasolina tanto do lado Argentino quanto em San Pedro de Atacama. Contanto, vale dizer que o consumo de gasolina durante o percurso é maior que o normal da sua moto. Devido a altitude e vento.

Leia também matéria sobre Mitos e Verdades de moto viagem para o Atacama.

Fonte: Matéria por Policarpo Jr - rockriders.com.br

http://www.rockriders.com.br/Default.aspx?pagina_capa=Detalhe_dicas.aspx&tipo=17&id=1235


Nenhum comentário:

Postar um comentário