segunda-feira, 11 de junho de 2012

Logística do dinheiro em motoviagens internacionais

Logística do dinheiro em motoviagens internacionais 

 










Quando vamos viajar para outros países de motocicleta precisamos fazer a logística do dinheiro e claro guardar os cartões e o dinheiro em espécie em locais seguros e diferentes (assim em caso de perda, o prejuízo não será grande).
Três são as formas de pagar as contas numa viagem internacional:

1) Utilizando cartões de crédito internacionais
- Nesse caso é preciso que você entre em contato com as administradoras dos seus cartões e a informe os países que irá cruzar e solicite a "habilitação" dos seus cartões para uso nesses países. Importante frisar que muitas regiões de países distantes não aceitam cartões de crédito.
Pode acontecer de quando estiver num determinado país e tentar utilizar seu cartão de crédito, o mesmo ter sido bloqueado pela operadora do cartão. Nesse caso, não se desespere, apenas ligue para a administradora e explique a situação e seu cartão (estando com o pagamento em dia) será liberado em poucos minutos. 
2) Moedas locais ou dólares americanos
- Leve consigo moedas locais, ou leve dólar americano e faça o câmbio nos países que irá cruzar. O ideal é levar uma pequena quantidade de dólar americano, pois, caso perca, o prejuízo não será grande.
Em alguns países mais pobres ou em regiões mais remotas, não se aceitam cartões de crédito em postos de gasolina e outros estabelecimentos, assim, é sempre importante o viajante ter certa quantidade de dinheiro em moedas locais, nas aduanas/fronteiras dos países, sempre tem-se "pessoal fazendo câmbio", embora as cotações sejam sempre desfavoráveis, é aconselhável fazer o câmbio de pelo menos o mínimo de dinheiro para não entrar no país sem moedas locais.
3) Cartão de viagem internacional
- São como cartões de crédito (Visa ou Mastercard), que são previamente carregados com a quantidade de dólar americano que quiser e durante a viagem você pode utilizá-los em locais que aceitam o cartão de crédito convencional (ai será uma operação de débito) ou pode realizar saques em caixas 24 horas na moeda local. O custo de cada operação (saque) é de no mínimo U$ 2,50 e pode ser até três vezes mais, conforme o país. 

A empresa www.cotacao.com.br emite o cartão de viagem e realiza a venda de dólares americanos para viagens. O processo é simples e ágil (atendimento em todo o Brasil). Existem diversas outras empresas que também realizam esse serviço disponíveis no mercado. 
Operação de transferência bancária internacional
 
Existe uma instituição bancária chamada Western Union que existe em praticamente qualquer cidade do mundo, mesmo as mais remotas e pequenas. Através dessa instituição em menos de 24 horas, qualquer pessoa consegue transferir dinheiro de uma conta de banco brasileiro para qualquer lugar do mundo. Se informe a respeito!  
Fonte: Matéria por Policarpo Jr - RockRiders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário