domingo, 16 de setembro de 2012

Travessia em motoviagens da Colômbia para o Panamá


Existem três formas de se realizar a travessia da Colômbia para o Panamá, sendo duas delas mais seguras e uma delas (por terra), não recomendada!


V-Strom 650cc de um motociclista brasileiro sendo transportada de
Bogotá para o Panamá
Motociclistas que desejam realizar motoviagens entre a América do Sul para a América Central, passando da Colômbia para o Panamá, tem três formas de fazê-lo. Seguem as informações:

A mais segura e rápida - Aérea (vôo cargueiro leva 1h15m)

Você pode fazê-la via cidade de Cali ou Bogotá, com destino para a cidade do Panamá. Via Cali não temos informações, via Bogotá segue:
Empresa: Air Cargo Pack
Site: www.aircargopack.com 
Telefone: (57-1) 4138232
Responsável: Procure falar com o John David, é filho do proprietário da empresa
Endereço: Avenida El Dorado 103-22, portão 2 do terminal de cargas - Bogotá/CO
Custos:

- Em torno de U$ 800 o transporte da moto (depende do peso da mesma)
- Você tem o opcional de fazer a viagem no mesmo avião de carga que vai a moto. Mas já adiantamos que não é nada confortável. Se puder vá de vôo comercial normal. A Air Cargo Pack cobrará mais U$ 150 para sua passagem, um vôo comercial normal sai por volta de U$ 400 (Bogotá-Panamá).

IMPORTANTE: PARA OBTER EXATAMENTE OS CUSTOS ACIMA É PRECISO VOCÊ DIZER QUE FOI INDICADO POR UM MOTOCICLISTA BRASILEIRO QUE REALIZOU TAL VÔO. Caso contrário, tenha 
certeza que pagará mais caro.
Você ainda terá os seguintes custos envolvidos:

- U$ 36 de "impostos" que serão pagos no aeroporto de Bogotá (El Dorado Internacional)
- U$ 27 na retirada da sua moto no setor de cargas da companhia Air Cargo Pack na cidade do Panamá.

É preciso que você vá normalmente na aduana de migração para dar saída da Colômbia no aeroporto desse país, assim como na chegada ao Panamá, dar a sua entrada também no aeroporto.

A empresa Air Cargo Pack te colocará a disposição um despachante que já está habituado com todos os trâmites aduaneiros.
Outras informações importantes:
- O tanque da sua moto terá quase toda a gasolina retirada (obrigatório); 
- Todas as suas bagagens e moto será 100% revistada pela polícia no aeroporto de Bogotá; 
- Fique atento a maneira como sua moto será amarrada para ser transportada no avião, passei por uma experiência onde não me ative a esse detalhe e minha moto caiu no avião; 
- Você gastará um dia inteiro com os trâmites e espera da partida do vôo (caso também vá no avião cargueiro) em Bogotá e aproximadamente 1 hora ou mais de trâmites para retirada da sua moto no Panamá.








A segunda forma é você realizar a travessia via barco, através da cidade de Cartagena (norte da Colômbia). Os custos são os mesmos, mas a travessia leva de 3 a 4 dias e não temos informações sobre o processo.

A terceira forma é ir por terra, mas não é nada aconselhável (pouca segurança e muito perigoso), por se tratar de um trecho de 800km de terra (sem asfalto, posto de gasolina, com comunidades indígenas e região perigosa devido ao tráfico de drogas). Sabemos de alguns casos de motociclistas que tentaram realizar o trecho via terrestre, mas, infelizmente desistiram e alguns tiveram sérios problemas, tendo inclusive que "desistir" das motos e deixá-las no local, abortando a viagem e perdendo o bem material.


Fonte: Informações por Policarpo Jr (40 anos) que em junho/2011 realizou a sua travessia e da moto V-Strom 650cc. Colaborou com informações o motociclista Gaspar (57 anos) de Botucatu/SP.


 http://www.rockriders.com.br/Default.aspx?pagina_capa=Detalhe_dicas.aspx&tipo=17&id=2149

Nenhum comentário:

Postar um comentário