quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Calafate - Perito Moreno

No extremo sul da América há uma terra onde reina a imensidão, os contrastes e as maravilhas naturais, conhecida como Patagônia. A imensa região combina a presença da Cordilheira dos Andes que limita comChile e uma rica fauna e flora. Sua beleza é tão grande como sua geografia, formada por montanhas, lagos, rios, desertos, pinturas rupestres, parques nacionais, neves eternas e glaciares, tudo isso cercado pelas amplas costas do oceano atlântico e os altos picos dos Andes.
Patagônia é um paraíso com lugares únicos como El Calafate, com os seus impressionantes glaciares. A cidade de El Calafate está apenas três horas de avião de Buenos Aires, e encontra-se na margem sul do Lago Argentino. É a base ideal para explorar as magníficas geleiras. Sua rua principal é a Av. del Libertador que estende-se por  12 quadras, nela estão os principais edifícios públicos, restaurantes e agências de turismo.
Parque Nacional Los Glaciares, na província da Santa Cruz, apresenta um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta: o espetáculo da ruptura (o crescimento dos glaciares bloqueia a passagem do afluente e com a pressão da água um enorme bloco de gelo se desprende), um fenômeno que não acontece com freqüência, em média a cada quatro anos, mas a todo momento pequenos pedaços de gelo se desprendem e provoca estrondos.
O Parque que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981, abriga o Lago Argentino, o Lago Viedma e 356 glaciares, no qual o Perito Moreno é o mais famoso e conhecido, devido a sua facilidade de acesso, pois basta acessar as passarelas para estar diante deste gigante branco-azulado.
O Perito Moreno é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos, tem uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia, o total de 700 metros a cada ano e como perde volume praticamente na mesma proporção, se mantém estável. Está a 80 km de El Calafate e possui uma superfície de gelo de 250 km quadrados e altura de 60 metros em relação ao nível do Lago Argentino, onde está localizado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário