domingo, 21 de dezembro de 2008

DOCUMENTOS E EXIGÊNCIAS



Cada país possui suas leis e exigências, assim é muito importante se informar muito bem sobre este assunto durante o planejamento de uma viagem.

Uma dica importante é sempre ligar na embaixada ou consulado do referido país para colher estas informações.

Abaixo relaciono as exigências e documentos de cada um dos 3 paises visitados:

Uruguai, Argentina e Chile:

- Carteira de Identidade - nos 3 paises você pode entrar apenas com a Carteira de Identidade (RG), não sendo necessário o passaporte ou visto. Caso você já possua o passaporte leve-o, pois ele é o verdadeiro documento internacional.

IMPORTATE: Nenhum desses paises aceitam documentos funcionais como Crea, OAB, CRM, etc no lugar da Identidade. Tem que ser a Indentidade.

- Documento do veículo - nos 3 paises o ideal é que o veículo esteja no nome do condutor e livre de alienação. Caso o veículo esteja em nomes de terceiros, ou alienado a um banco ou consórcio, é necessário que você tenha em mãos uma autorização do proprietário ou do banco autorizando você a realizar esta viagem com o veículo, autorização esta com firmas devidamente reconhecidas.

Chile :

- Carteira Internacional de Habilitação - se você consultar o consulado eles vão informar que tal documento é obrigatório para você poder dirigir no Chile. Algumas pessoas dizem que tal documento só é necessário se você for ficar lá por mais de 3 meses. Na verdade tal assunto é bem polêmico.

Na viagem que fiz em 2002 eu tirei tal documento e ninguém me pediu, assim diante dessa polêmica eu resolvi que esta vez não iria tirar, fui sem e não tive qualquer problema. De qualquer maneira é uma decisão muito particular de cada um, e se você não quiser arriscar deve tirar.

Tal documento é feito pelo Touring Clube do Brasil, tem validade de um ano, custa de R$ 140,00 e pode ser tirada pelo correio junto ao escritório mais próximo do Touring. Para maiores informações consulte a página - www.touring.com.br/permissaointernacional.htm

- Placa dianteira para moto – alguns dizem que no Chile as motos precisam de placa dianteira. Isto é verdade apenas para as motos do próprio Chile. As motos brasileiras em passagem pelo Chile não precisam de tal item.

- Corrente para pneus de carros no inverno : para que vai de carro para o Chile no inverno é obrigatório que você tenha correntes para colocar nas rodas caso seja necessário. Isso é só para carros, mesmo porque não é recomendado cruzar os Andes durante o inverno de moto.

Argentina:

- Seguro Internacional Mercosul (Carta Verde) – é um seguro temporário (para os dias que você for ficar lá) que cobre apenas despesas que você possa causar a terceiros num acidente. É obrigatório na Argentina e a maior razão de multas para os motociclistas que se aventuram por lá. O problema é que é muito dificil achar seguradoras que façam este tipo de seguro no Brasil.

Na viagem de 2002 eu fui sem e fui multado por isso. Agora em 2004 eu tentei fazer, mas tive muita dificuldade e acabei fazendo um seguro “frio”, sem qualquer valor mas que serviu no momento que foi necessário.

Um amigo que viajou a pouco tempo para Argentina encontrou uma seguradora que faz o referido seguro, e que possui escritórios nas principais divisas (Foz do Iguaçu, São Borja, Chui, Santana do Livramento). É a Magna Seguros, que tem o escritório central em Curitiba. O seguro para cerca de 20 dias custa U$ 39,66 e o contato é Luiz Carlos / Leonor, fone (41)322-0388 ou (41)9976-9408, e-mail magnaseguros@magnaseguros.com.br

- Estojo de primeiros socorros - é obrigatório para motos e carros na Argentina. Pode ser um estojo simples tipo aquele que foi adotado no Brasil a alguns anos

- Extintor de incendio e triangulo – existe muita polemica sobre a obrigação desses itens para moto. Alguns motociclistas dizem ter sido multados por não terem esses itens. A verdade é que o extintor e o triangulo não são obrigatórios para motos, mas alguns policiais corruptos podem usar esta argumentação para tentar tirar dinheiro do motociclista. Ai é importante colocar aquela conversa, tão caracteristica ao brasileiro em ação, e tentar argumentar a respeito.

Em minhas viagens nunca me pediram esses dois itens.

- Apenas no caso de carros mais dois itens são obrigatórios na Argentina – uma barra para reboque em caso de pane, que pode ser comprada próximo a divisa e dois triangulos, um para colocar na frente e outro atraz do carro em caso de pano

Muitas pessoas me perguntam sobre a fama da policia argentina de tentar tirar dinheiro a todo custo dos motociclistas brasileiros, e a verdade é que a policia deles é exatamente como a nossa, e possui muitos policiais corruptos, que tentam achar algo de irregular para tirar dinheiro dos viajantes. Nesse momento é importante tratar o policial com respeito, mas tentar argumentar ao máximo as dificuldades e altos custos de uma viagem como essa, e na base da amizade tentar se safar da situação. Em geral ao final da conversa acaba tudo bem. Eu pelo menos nunca tive problemas mais sérios neste aspecto.

Não deixe que a preocupação antecipada com esse assunto gere stress na sua viagem. Algumas pessoas chegam até a desistir de tal viagem devido a este assunto, o que ao meu ver não tem o menor sentido.

Julio Cezar Lima

Março / 2005

http://verdelima.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário