domingo, 21 de dezembro de 2008

Algumas viagens de moto para ushuaia







Outras dicas









http://www.rauenmotoviagem.com.br/index.htm


Em geral os policiais estrangeiros são muito prestativos e amáveis, verificando seus documentos rapidamente e servindo inclusive como fonte de informação bastante útil. Porém, alguns, assim como aqui no Brasil, resolvem tirar algum proveito do motociclista, exigindo “contribuições” financeiras para liberação do viajante. Já recebemos mensagens de motociclistas se preparando para a viagem dizendo que iriam levar extintores de incêndio na bagagem, dois triângulos, etc.

O conselho que aqui deixamos é: se a autoridade estiver mesmo querendo levar vantagem, ela vai inventar todo tipo de desculpa. Dessa forma não adianta tentar encher a bagagem com coisas que “podem vir a ser solicitadas”. Relaxe, viaje mais leve e espere acontecer para negociar.

Desligue a moto e retire o capacete para conversar com as autoridades.

Durante a conversa, procure encaixar algum elogio sobre o país e sobre o seu povo.

Converse sempre em voz baixa, procure não se alterar.




Normalmente são rápidos os trâmites aduaneiros nas fronteiras internacionais. Porém, caso os trabalhos apresentem-se demorados, ou se perceba claramente a má vontade dos funcionários públicos estrangeiros, o conselho é ficar calmo e apresentar-se sempre com simpatia e compreensão. Por mais que você se irrite com a situação, releve e cumpra os procedimentos com calma.

Nos dias em que estiverem marcadas as transposições de fronteiras, procure chegar com folga de tempo até elas, para que o prosseguimento de sua viagem não seja prejudicado.

Ao sair da aduana você terá alguns documentos emitidos por eles, como por exemplo o que o autoriza a circular com a moto por aquele país. Guarde esses documentos com muito cuidado, pois serão exigidos quando da sua saída. Há multas para quem não os apresenta.

Nos “pasos” fronteiriços você passará por dois controles: o da imigração, onde os seus documentos pessoais serão verificados; e o da aduana, onde sua moto e bagagem serão inspecionadas. Se você está levando máquinas fotográficas, filmadoras, etc., declare estes equipamentos no formulário. Evite também carregar alimentos de origem animal ou vegetal de um país para outro, pois há rígido controle sanitário, que pode ocorrer também nos limites entre as províncias e departamentos (correspondentes aos nossos Estados aqui no Brasil).




Nossos países vizinhos não apresentam a mesma estrutura do Brasil quando o assunto é assistência técnica e peças de reposição para motos. Assim, faça uma grande revisão em sua motocicleta antes de viajar e teste os ajustes feitos.

Coloque sempre relação (corrente, coroa e pinhão) novos e de marcas sabidamente resistentes. Pneus também sempre novos.

Procure não colocar muitos acessórios (como pedaleiras, suportes, etc.) na moto, pois são itens não originais de fábrica e por isso mais propensos a incomodar durante a viagem. Para proteção da moto contra riscos, cubra as partes pintadas mais expostas com filmes especiais colantes, como os “papel contact”.

É difícil encontrar postos de gasolina com ar para os pneus. Quando passar por um, não perca a chance de calibrá-los.

Procure sempre hospedar-se em locais com garagem . Dê uma revisão nas condições da moto todos os dias antes de partir para o próximo destino.


Em nossa opinião as roupas mais apropriadas para longas viagens de moto são as feitas a base de cordura e goretex. Há vários modelos a preços acessíveis, inclusive nacionais, que podem oferecer proteção contra todo tipo de clima que você encontrar no exterior. Além disso são impermeáveis, térmicas, com forros removíveis, possibilitando um ajuste conforme a temperatura do dia. Há luvas também deste mesmo material. Não pode faltar uma capa de chuva na bagagem.

Capuz com proteção do pescoço. Capacete fechado. Recentemente adquirimos capacetes “flip-up”, que levantam toda a queixeira. Para o moto-turismo consideramos os mais apropriados pois permitem comunicação com as pessoas mais facilmente, na hora de se negociar hotéis, por exemplo, pois não há necessidade de se retirar todo o capacete por várias vezes.

Procure levar: bússola ou GPS, mapas, kit de ferramentas, reparos para pneu, fitas adesivas, remédios, lubrificantes e óleo de motor, extensores, esticadores, lanterna.


Consideramos que uma média de 400 a 600 Km diários de viagem como o ideal, porém haverá dias em que você vai facilmente ultrapassar essa Km. Assim, faça algumas viagens de teste aqui no Brasil.

Substitua ou se possível descarte qualquer componente que possa comprometer o funcionamento da moto assim como a sua segurança e conforto durante a viagem.


A moeda que deve ser levada em viagens pela América do Sul é o dólar americano.

Separe seu dinheiro em pequenos lotes e carregue-os separadamente na sua bagagem.

Não deixe todo o seu dinheiro em um mesmo lugar e nunca o deixe no hotel.

Troque seus dólares pela moeda local de preferência em casas de câmbio ou bancos. Não troque na rua.

Se você tem conta-corrente em algum banco no Brasil, informe-se sobre a utilização do seu cartão de débito no exterior (tipo Visa Electron ou Mastercard Maestro). Nós sempre usamos este serviço pois é o mais seguro e confortável, já que permite que você vá sacando seu dinheiro conforme sua necessidade.


Inicie seu planejamento ao menos 90 dias antes da data marcada para a saída. Estude cuidadosamente os mapas, escolhendo com cuidado as cidades onde você pretende pernoitar.

Procure iniciar sua viagem com um roteiro completo definido, mesmo que você tenha que adaptá-lo durante a viagem.

Sugerimos pegar a estrada sempre cedo pela manhã, para que você esteja no destino no máximo no meio da tarde, permitindo assim que você possa conhecer melhor os atrativos do local e evitando viajar durante a noite.

Pesquise e estude bem as características geográficas, históricas, gastronômicas e de cultura geral dos locais por onde você vai passar. Dessa forma você tirará o máximo proveito da sua aventura.

“Em LINKS, há várias sugestões de fontes de informações bastante úteis para você planejar melhor sua viagem.”

Ripidio - OFF Road

As estradas não pavimentadas de nossos países vizinhos são cobertas por pedriscos e chamadas de rípio. São estradas “enripiadas”. Muitos deixam de percorrer roteiros interessantes por temor ao rípio. Não somos profissionais ou competidores de motocicleta, mas deixaremos aqui algumas dicas de como pilotar com segurança naquele tipo de terreno, de acordo com nossa experiência adquirida:

Se você pretende percorrer trajetos não pavimentados, indicamos as motos cujo estilo foi batizado pelo mercado de “big-trail”.

Ao rodar por aquelas estradas, mantenha a motocicleta em alta rotação, marcha baixa. Procure não frear, apenas acelere para corrigir o traçado da moto. Ande sobre o caminho deixado pelos automóveis, pois são geralmente mais firmes que as demais partes da estrada. Percorra os primeiros quilômetros com calma para acostumar-se. Dentro de aproximadamente 30 km você já sentirá maior segurança e começará a soltar um pouco mais a moto até passar a rodar com tranqüilidade.

DOCUMENTOS E EXIGÊNCIAS



Cada país possui suas leis e exigências, assim é muito importante se informar muito bem sobre este assunto durante o planejamento de uma viagem.

Uma dica importante é sempre ligar na embaixada ou consulado do referido país para colher estas informações.

Abaixo relaciono as exigências e documentos de cada um dos 3 paises visitados:

Uruguai, Argentina e Chile:

- Carteira de Identidade - nos 3 paises você pode entrar apenas com a Carteira de Identidade (RG), não sendo necessário o passaporte ou visto. Caso você já possua o passaporte leve-o, pois ele é o verdadeiro documento internacional.

IMPORTATE: Nenhum desses paises aceitam documentos funcionais como Crea, OAB, CRM, etc no lugar da Identidade. Tem que ser a Indentidade.

- Documento do veículo - nos 3 paises o ideal é que o veículo esteja no nome do condutor e livre de alienação. Caso o veículo esteja em nomes de terceiros, ou alienado a um banco ou consórcio, é necessário que você tenha em mãos uma autorização do proprietário ou do banco autorizando você a realizar esta viagem com o veículo, autorização esta com firmas devidamente reconhecidas.

Chile :

- Carteira Internacional de Habilitação - se você consultar o consulado eles vão informar que tal documento é obrigatório para você poder dirigir no Chile. Algumas pessoas dizem que tal documento só é necessário se você for ficar lá por mais de 3 meses. Na verdade tal assunto é bem polêmico.

Na viagem que fiz em 2002 eu tirei tal documento e ninguém me pediu, assim diante dessa polêmica eu resolvi que esta vez não iria tirar, fui sem e não tive qualquer problema. De qualquer maneira é uma decisão muito particular de cada um, e se você não quiser arriscar deve tirar.

Tal documento é feito pelo Touring Clube do Brasil, tem validade de um ano, custa de R$ 140,00 e pode ser tirada pelo correio junto ao escritório mais próximo do Touring. Para maiores informações consulte a página - www.touring.com.br/permissaointernacional.htm

- Placa dianteira para moto – alguns dizem que no Chile as motos precisam de placa dianteira. Isto é verdade apenas para as motos do próprio Chile. As motos brasileiras em passagem pelo Chile não precisam de tal item.

- Corrente para pneus de carros no inverno : para que vai de carro para o Chile no inverno é obrigatório que você tenha correntes para colocar nas rodas caso seja necessário. Isso é só para carros, mesmo porque não é recomendado cruzar os Andes durante o inverno de moto.

Argentina:

- Seguro Internacional Mercosul (Carta Verde) – é um seguro temporário (para os dias que você for ficar lá) que cobre apenas despesas que você possa causar a terceiros num acidente. É obrigatório na Argentina e a maior razão de multas para os motociclistas que se aventuram por lá. O problema é que é muito dificil achar seguradoras que façam este tipo de seguro no Brasil.

Na viagem de 2002 eu fui sem e fui multado por isso. Agora em 2004 eu tentei fazer, mas tive muita dificuldade e acabei fazendo um seguro “frio”, sem qualquer valor mas que serviu no momento que foi necessário.

Um amigo que viajou a pouco tempo para Argentina encontrou uma seguradora que faz o referido seguro, e que possui escritórios nas principais divisas (Foz do Iguaçu, São Borja, Chui, Santana do Livramento). É a Magna Seguros, que tem o escritório central em Curitiba. O seguro para cerca de 20 dias custa U$ 39,66 e o contato é Luiz Carlos / Leonor, fone (41)322-0388 ou (41)9976-9408, e-mail magnaseguros@magnaseguros.com.br

- Estojo de primeiros socorros - é obrigatório para motos e carros na Argentina. Pode ser um estojo simples tipo aquele que foi adotado no Brasil a alguns anos

- Extintor de incendio e triangulo – existe muita polemica sobre a obrigação desses itens para moto. Alguns motociclistas dizem ter sido multados por não terem esses itens. A verdade é que o extintor e o triangulo não são obrigatórios para motos, mas alguns policiais corruptos podem usar esta argumentação para tentar tirar dinheiro do motociclista. Ai é importante colocar aquela conversa, tão caracteristica ao brasileiro em ação, e tentar argumentar a respeito.

Em minhas viagens nunca me pediram esses dois itens.

- Apenas no caso de carros mais dois itens são obrigatórios na Argentina – uma barra para reboque em caso de pane, que pode ser comprada próximo a divisa e dois triangulos, um para colocar na frente e outro atraz do carro em caso de pano

Muitas pessoas me perguntam sobre a fama da policia argentina de tentar tirar dinheiro a todo custo dos motociclistas brasileiros, e a verdade é que a policia deles é exatamente como a nossa, e possui muitos policiais corruptos, que tentam achar algo de irregular para tirar dinheiro dos viajantes. Nesse momento é importante tratar o policial com respeito, mas tentar argumentar ao máximo as dificuldades e altos custos de uma viagem como essa, e na base da amizade tentar se safar da situação. Em geral ao final da conversa acaba tudo bem. Eu pelo menos nunca tive problemas mais sérios neste aspecto.

Não deixe que a preocupação antecipada com esse assunto gere stress na sua viagem. Algumas pessoas chegam até a desistir de tal viagem devido a este assunto, o que ao meu ver não tem o menor sentido.

Julio Cezar Lima

Março / 2005

http://verdelima.sites.uol.com.br/

sábado, 20 de dezembro de 2008

Um aventureiro sinônimo de perseverança e gosto pelo motociclismo

























Guillermo Godoy

Já tive filhos
escrevi livros
plantei árvores,
pelo tanto e conforme a tradição popular,
sou uma pessoa realizada.

Nascido na Argentina, naturalizado brasileiro, me considero cidadão do mundo.

Mesmo exercendo a medicina, pude conciliar minha profissão com a paixão pelo motociclismo de aventura.
E assim, vou correndo atrás dos meus sonhos, voando como um albatroz,nas asas indomáveis de minha moto….levando na mente, meu lema incontestável:“Querer, é poder”
Foi com esta filosofia de vida e com a proteção dos meus anjos da guarda, que consegui rodar pelos 5 continentes, acumulando mais de1 milhão de kilômetros em duas rodas.
Por isso sempre falo, que são felizes aqueles que conseguem levar a prática,a realização dos seus anelados sonhos.
O mundo sempre estará nas mãos daqueles que tiverem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.

Fora isso, sou um homem comum, com suas alegrias e tristezas, acertos e erros,ilusões e decepções….e acima de todo, com a esperança de um mundo melhor…..com menos violências.

Guillermo Antonio Godoy, 75 anos, argentino, naturalizado brasileiro, reside e exerce sua profissão em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1976.

Em 1957, formou se médico, na Universidade Nacional de Buenos Aires, onde cursou algumas matérias junto com Ernesto Guevara Lynch. A paixão por motociclismo era um elo entre os dois.

Essa paixão por grandes viagens de moto levou Godoy a rodar mais de 1 milhão de Kilómetros em duas rodas, pelos 5 continentes, incluindo Pólo norte (Noruega) e Pólo sul (Antártida).

Ele mesmo se descreve como um “albatroz solitário”, voando pelo mundo, nas asas abençoadas da sua moto.

Em março de 2008, estimulado pelo carinho e a energia positiva de tantos amigos motociclistas, Godoy parte sozinho com sua V Strom 1000 para tentar realizar seu mais ousado sonho…. Unir Florianópolis ao Pólo Sul, depois subir até o Pólo Norte e de lá, voltar a Florianópolis. Uma aventura de 83.000 km e um ano de duração.
Mais, desta vez, o destino que de alguma forma interfere nos caminhos de todo motociclista, foi hostil e cruel com ele.
Godoy chegou ao Pólo Sul e quando estava subindo para o Pólo Norte, esse mesmo destino, essa aura protetora que sempre lhe acompanhou em tantas aventuras, de repente se quebrou.
Na alta e gelada cordilheira em Peru, teve um seríssimo acidente e para piorar a situação que já era muito grave, sua moto desapareceu nas mãos de bandidos peruanos.

Seu lindo sonho acabou ali…. sozinho, na cordilheira, doente, sem sua moto, sem ninguém para lhe dar uma mão.

Seu novo livro é um relato emocionado e vibrante. Uma vez mais, ao igual que no seu livro anterior “Viajando pela Rota Transiberiana”, Godoy nos mostra até que ponto o homem pode chegar, quando a coragem e a inquebrantável fé em Deus, estão sempre presentes.
O grande mérito deste motociclista aventureiro, não foi chegar ao seu destino final e sim o fato de com 75 anos de idade, ter tentado algo que muitos jovens nem ousam sonhar.
Ainda, neste livro, Godoy nos relata sua nova viagem ao Salto Angel, em plena selva venezuelana. Desta vez, junto com sua valente companheira de tantas outras viagens, sua adorada filha Patricia.
Alguns livros e links de livros que garanto será de grande importancia para as viagens.


-Saindo, Novamente, do Lugar Comum (Cicero)
-Saindo do Lugar Comum (Cicero)
-De Moto Pela América do Sul (Che Guevara)
-Histórias de Motocicleta (Luiz Almeida)
-Direção Defensiva para Motociclista (João C. Salvaro)
-Machu-Picchu - Uma Aventura de Moto (Chardô)
-Dois Corações em Duas Rodas pela A. do Sul (R. Rauen)
-Diário de Um Sonho (Hiram Sampaio Dória)
-Nordeste de Moto (Sid Mort)
-Motociclistas nas Rutas do Cone Sul (Renato Lopes)
-Ushuaia - Pelos Andes e C. Austra (Chardô)
-Momentos de Minha Vida a Bordo de uma CBR1000 (Godoy)
-Viajando pela Rota Transiberiana (Godoy)
-Do Ceará ao Chile (Paulo Guedes)
-A Grande Viagem (Fábio Magnani) - Download Gratuíto
-Fim do Mundo - Sempre uma Grande Aventura(Silvio Couto)
-Guia para Viagens com Motocicleta(Mário Celso) - Gratuíto
-Moto é o Sonho que Caminha (GAU)
-Caminhos de Um Motociclista (João Bastia de Lima)
-Ushuaia - Viajar de Moto para El Fin Del Mundo (Artur Albuquerque)

Este blog é destinado a pessoas que gostam de aventuras em 2 rodas.


Aqui serão publicadas alguns viagens que fiz e as proximas aventuras pelo brasil e algumas internacionais.

Serão passadas algumas informações a respeito de viagens dentro e fora do brasil, como :

  • Documentos,
  • Hoteis,
  • Rotas mais acessiveis
  • Gastronomia
  • Oficinas e outras informações que forem Úteis

Tenho certeza farão necessário para alguns aventureiros de primeira viagem.

Este blog é destinado a pessoas que gostam de aventuras sobre 2 rodas.


Aqui serão publicadas alguns viagens que fiz e as proximas aventuras pelo brasil e algumas internacionais.


Serão passadas algumas informações a respeito de viagens dentro e fora do brasil (documentos, hoteis, rotas masi acessiveis e outros) que tenho certeza farão necessário para alguns aventureiros de primeira viagem.