terça-feira, 21 de maio de 2013

De Tocopila a San Pedro do Atacama


Saimos bem cedo de Tocopila, nesse dia teriamos que rodar bastante para chegar em San Pedro do Atacama ainda de dia.

Saimos em direção a Mão do Deserto (Mano del Desierto, em espanhol) é uma escultura localizada no Deserto de Atacama, no Chile, a 1100 metros de altitude e 75 km ao sul da cidade de Antofagasta. Ela foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992. A mão, feita de concreto reforçado com aço, recebe a visita de muitos turistas devido a sua localização, às margens da Rodovia Pan-americana.

Esse roteiro é obrigatorio para quem quer ir no atacama, principalmente em antofagasta, litoral do pacifico.

Chegamos em Antofagasta e pegamos a Ruta 5 em direção a Santiago. Muito cuidado nesse trecho, porque nos indicaram uma rodovia e pegamos outra.

Tem que ser a Ruta 5 para Santiago, voce irá rodar uns 75 km de deserto ate chegar a mão do deserto. Irá passar por uma cidade toda branca de minerio, maquinas trabalhando o dia inteiro, poeira, movimento de caminhõe.

Depois de conhecer a Mão do Deserto, seguimos para Calama e depois San Pedro do Atacama.

Chegando em Calama fomos a uma oficina que havia conhecido em outra viagem pelo chile para trocar a correte de uma das motos. Após a troca seguimos para San Pedro onde chegamos a noite, procuramos uma pousada que fiquei da outra viagem. A pousada chama Hostal Corvatsch, a dona é uma brasileira http://www.corvatschchile.cl/pt/


Para quem for para o Atacama, fica uma dica, nunca faça viagem a noite, o frio é terrível. Cometi o erro duas vezes, em 2012 chegamos em San pedro quase as 11 da noite. Atravessamos os Andes e quese morri de frio, agora em 2013 novamente chegamos a noite. Então tomem cuidado. Se cair neve na travessia ninguem aguenta o frio e vento.
















































Um comentário:

  1. NOSSA, FALAR O QUE DISSO TUDO...
    da pra sentir na pele aqui o estado mental q é estar ali...

    ResponderExcluir